Carregando…

Utilização da Captação de Água da Chuva

Em áreas de produção intensiva, o alto consumo de água aliado à falta de planos de gestão tem reduzido sua disponibilidade, principalmente dos recursos subterrâneos. Coletar e armazenar água da chuva é uma excelente opção, pois sua captação pode ter inúmeras funcionalidades, tanto na área urbana quanto na rural, e o melhor de tudo isso é que montar um sistema de captação não requer altos investimentos, é um investimento de baixo custo que vai fazer uma grande diferença na conta de água no fim do mês.

 

Onde utilizar a água captada no meio urbano?

Separamos a água de captação em potável e não potável, diferenciando-as apenas na quantidade de tratamento que elas sofrem. Abaixo estão alguns exemplos da utilização de água de captação;

 

Chuveiros e vasos

Primeiramente a água captada passa por uma filtragem de caixas de areia para separar impurezas e partículas maiores que possam vir do telhado. Em seu armazenamento é adicionado uma pequena quantidade de cloro para adequar a água ao uso destinado.

Sabemos que o principal gasto de água nas residências são provenientes dos chuveiros e vasos sanitários, com esse método a economia na conta de água já pode ser significativa.

Bebedores

A água para ser consumida precisa passar por alguns tratamentos a mais além da filtragem de sólidos, assim como, passar pela caixa de gordura para separar os óleos e outros materiais que flutuam, produtos decantadores e por fim o cloro, em quantidades estipuladas pelo tamanho das cisternas, para assim ser utilizada para consumo.

Condomínios  

Em casos de condomínios, o reuso da água pode ser feito através da captação da água da chuva em reservatórios que podem ser subterrâneas. Essa água pode ser disponibilizada para a manutenção das áreas comuns do condomínio, como lavagem do pavimento e limpeza das áreas externas, irrigação de jardins e até mesmo limpeza da fachada dos prédios.

A economia de água nesses casos pode ultrapassar 50%, o que além de possibilitar um elevado grau de economia auxilia na preservação da água potável.

Serviços de hospedagem 

Os meios de hospedagem podem investir em recursos de captação de água da chuva e utilizar meios de reuso de águas, eles podem utilizar a água captada para limpeza, chuveiros, descargas e até mesmo para encher as piscinas se houver o tratamento correto.   

 

Onde utilizar a água captada no meio rural?

A água da chuva captada pode ser utilizada para diversos fins na propriedade rural, sendo várias as situações que podem comprovar a sua utilidade, exemplos:

 

Irrigação

Hoje, o principal destino da água da chuva coletada é a irrigação. Sendo assim, de acordo com as diferentes instalações, ela pode ser utilizada em jardins, hortas, pomares e culturas ainda maiores.

Lavagem de máquinas e ferramentas agrícolas

As máquinas e ferramentas agrícolas geralmente ficam muito sujas após seu uso no campo, sendo assim, a água da chuva captada pode auxiliar na limpeza das mesmas.

Lavagem de instalações

A higienização das instalações de produção agrícola precisa ser feitas com certa regularidade. Assim como as áreas cimentadas e os galpões de armazenamento.

Além disso, a limpeza de áreas de serviço residenciais, terraços e calçadas também é uma boa maneira de usar a água captada. Assim, essa água pode ser usada sempre que a limpeza for necessária.

Consumo animal

Bem como para o consumo humano, é necessário estar atento a qualidade da água captada para poder usar no consumo dos animais. Então, pode ser incluído junto a cisterna equipamentos para fazer o tratamento adequado dessa água.

 

Ficou interessado e quer saber mais?

A Biossistec lhe oferece essa solução e muito mais. Entre em contato com a gente ou nos chame via Whatsapp. Já é hora de investir!

Ou pela nossas mídias sociais: Instagram ou Facebook

Captação de Água da Chuva

 

WhatsApp chat