Entenda a “taxação do sol”
No dia 7 de janeiro de 2023, entrou em vigor a lei n° 14.300, apelidada de “taxação do sol”. Tal apelido se deve a cobrança tarifária que a mesma impõe aos sistemas fotovoltaicos on grid. Contudo, por que as governanças criaram essa tarifa? Será que ainda vale a pena investir em painéis fotovoltaicos? Isso e muito mais você confere nesse post!
Quem a “taxação do sol” vai afetar?
Nesse caso, para quem já tem o sistema ligado a rede de distribuição, o impacto da lei será menor. Isso pois, para instalações ativas antes do dia 7 de janeiro de 2023, haverá isenção dessa taxa até 2045.
A partir do dia 7 de janeiro, os sistemas intalados serão tarifados.
Como ocorrerá a “taxação do sol”?
Para a adaptação dos consumidores, a taxa aumentará gradativamente de 15% sobre o custo do Fio B cobrado em 2023, até 90% sobre esse mesmo custo em 2028.
O custo do Fio B já incide nas contas normais, refere-se as despesas da concessionária para chegar com a rede às residências.
Por que as autoridades criaram a tarifa do sol?
As autoridades criaram essa tarifa visando cobrar a manutenção da rede. Já que, mesmo com geração própria, há o uso dos cabos da rede, que as distribuidoras não cobravam.
Com isso, conclui-se que, apesar de ser denominada “tarifa do sol”, ela é cobrada sobre a rede.
Ainda vale a pena investir em sistema fotovoltaico?
Atualmente, ainda vale a pena investir nesse sistema, isso pois, a taxa cobrada é sobre o custo do fio B, e não sobre todo o excedente gerado, dessa forma ainda há esse retorno. Além disso, não perdeu a vantagem de se pagar em poucos anos esse investimento!
E então? pronto(a) para começar a instalar um sistema fotovoltaico na sua casa?
A Biossistec Jr. é uma empresa de engenharia sustentável que está a mais de 10 anos no mercado. Além disso, presta consultoria para projetar a instalação de painéis fotovoltaicos. Converse com o nosso time no WhatsApp, e comece a economizar agora