Carregando…

Como lidar Com Resíduos Orgânicos?

Na produção agropecuária, nos restaurantes ou na casa dos brasileiros. Os Resíduos Orgânicos estão lá, mas lidar com eles é um problema em todos esses setores!

Mas o que são resíduos orgânicos?

São materiais que têm origem biológica, podendo se decompor naturalmente, pela ação de microorganismos. Com isso, restos de comida, folhas, frutas e papeis não revestidos são exemplos desse tipo de resíduo.

O que acontece com os resíduos orgânicos nas cidades?

As cidades descartam esses resíduos em lixões. Isso se dá pois apenas 1 a cada 5 municípios tem coleta seletiva no Brasil.

Esse descarte incorreto causa a contaminação de cursos da água e a emissão de gases do efeito estufa. Ainda assim, as prefeituras não tratam esses resíduos. Isso pois, há elevada produção. E isso exige grande investimento dos orgãos públicos.

Como lidar com os resíduos orgânicos então?

Uma forma de mitigar o impacto ambiental que esses resíduos podem gerar é o uso de formas alternativas de descarte. Acompanhe alguns exemplos!

-Compostagem

É uma forma de decompor esses resíduos e reaproveitá-los como adubo. Para isso as minhocas são os organismos decpompositores utilizados.

-Biodigestor 

Biodigestor é um compartimento onde ocorre decomposição anaeróbica de matéria orgânica, produzindo biogás, que pode ser usado como gás de cozinha ou convertido em energia elétrica ou térmica, e biofertilizante (resíduo líquido rico em minerais), que pode ser incorporado nas plantações.

Como os biodigestores funcionam?

Os biodigestoores possuem duas bombas. A primeira é responsável por toda a matéria orgânica, sendo selada assim que os dejetos são inseridos. Desse modo ocorre a fermentação, produzindo biogás e húmus.

O gás produzido é composto por enxofre e dióxido de carbono e metano. Portanto, precisa passar por dois filtros: o primeiro retém o CO2. Já o segundo retém o H2S e possui palha de aço para isso. Finalmente, o gás passa para a outra bomba, o gasômetro, que possui uma válvula de entrada e uma de saída do biogás.

Mas quais são as vantagens dos biodigestores? 

Os biodigestores são eficazes para destinar apropriadamente materiais orgânicos que podem ser ofensivos ao meio ambiente. Assim, o problema ambiental torna-se uma solução sustentável convertendo, por exemplo, esses materiais em biofertilizantes e gás de cozinha!

E então? pronto(a) para mudar o destino do seu lixo orgânico?

A Biossistec Jr. é uma empresa de engenharia sustentável que está a mais de 10 anos no mercado. Além disso, tem o Biodigestor Urbano como produto. Converse com o nosso time no WhatsApp, e comece a produzir seu próprio gás agora!