O que é e como funciona o sistema fotovoltaico?

Nos últimos anos, vem crescendo a recorrência ao sistema de energia solar como um meio sustentável e econômico para a geração de energia em suas residências ou empresas. Deste modo, à medida que mais pessoas adotam sistemas de painéis fotovoltaicos, muitos se perguntam como essa geração de energia funciona e por que pode ser interessante. Primeiramente, vamos entender um pouco sobre como ocorre a conversão de energia solar em energia elétrica por meio de um painel fotovoltaico.

Sistema operacional

Os sistemas fotovoltaicos possuem um conjunto de células fotovoltaicas de silício em sua composição para converter a luz solar em eletricidade. Cada célula constitui-se com uma camada positiva e negativa, que juntas criam um campo elétrico e geram energia elétrica. Assim, a energia solar é nada mais nada menos que a conversão direta de luz em eletricidade em nível atômico. Isso ocorre graças à alguns materiais (átomos) possuírem uma propriedade conhecida como efeito fotoelétrico, que os faz absorver fótons de luz e liberar elétrons. Dessa forma, os fótons (partículas de luz) entram em contato com os átomos de silício nas placas e criam um campo elétrico, movendo-se das cargas negativas da célula para as cargas positivas. Ocasionalmente, esse processo forma a corrente elétrica, que usamos como fonte de eletricidade.

Dessa maneira, as camadas positiva e negativa de uma célula são conectadas a um condutor, e então forma-se um circuito elétrico, e começa a fluir energia elétrica na forma de Corrente Contínua (CC). Em síntese, quanto maior a intensidade da luz, maior o fluxo de eletricidade e mais se gera eletricidade.

Benefícios

No Brasil, um país no qual a energia elétrica cada vez mais vai ficando mais cara, buscar soluções para resolver o alto custo elétrico torna-se uma prioridade. Dessa forma, um dos meios mais buscados para solucionar esse problema vem sendo as placas solares. Afinal, utilizar um sistema de painéis fotovoltaicos em sua casa, empresa ou indústria oferece inúmeros benefícios, que podem fazer a diferença na conta de energia no final do mês.

 Sendo assim, iremos detalhar todos os benefícios de quem investe em um sistema solar.

1- Economia

Um dos principais benefícios sem dúvidas é a economia que gera-se através desse sistema. Certamente, com o uso da energia solar é possível reduzir entre 50% a 95% do valor da conta de luz mensal. Além disso, o valor da instalação e do equipamento retornará com o passar do tempo. Da mesma forma, o proprietário do sistema fica isento dos reajustes de energia por meio da inflação energética, a qual nos últimos anos mantém-se muito elevada passando dos 10%. Igualmente, não sofre efeitos de aplicação das bandeiras amarelas ou vermelhas que ocorrem durante o período de estiagem. 

 

Ademais a alta economia gerada, a valorização de mercado do imóvel com tal sistema é muito grande. Isto deve-se ao fato de que o imóvel será mais eficiente em termos energéticos e sustentáveis. Além disso, os painéis têm uma vida útil média de cerca de 30 anos.

 

2- Valorização do imóvel

3- IPTU Verde

O IPTU verde consiste em uma série de descontos no valor do IPTU. Ou seja, descontos realizados por contribuintes que tiveram os seus imóveis, empresas ou indústrias focados na utilização sustentável dos recursos naturais. Os benefícios se concentram na geração de energia sustentável, tratamento de resíduos, captação e reutilização da água, uso de materiais renováveis ou reciclados e aproveitamento bioclimático. Atualmente, diversos municípios já aderiram o IPTU, os descontos podem variar de 5% a 10%.

 

A energia solar tem sua matéria prima originada da natureza, ou seja, a geração de energia é através da luz solar. Assim sendo, os recursos naturais podem ser utilizados de forma abundante, não afetando o meio ambiente. Ao contrário dos combustíveis fósseis, que emitem gases poluentes como o dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2), que prejudicam a saúde e o meio ambiente.

 

4- Sustentabilidade

Como a BiossistecJr pode te ajudar?

Somos capazes de realizar através de nossas planilhas de dimensionamento uma previsão da economia mensal média e também de quando seria seu PayBack desse investimento. Isso tudo com informações simples do local de instalação tais como: sua conta de luz, sua área de telhado (ou área disponível para a instalação das placas)  e sua localização exata do local.

Cálculo de custo de instalação de um sistema de painéis fotovoltaicos

Primeiramente, realizamos cálculos minuciosos para fornecer aos nossos clientes a previsão de custo com o menor erro possível. Contudo, leva-se em consideração fatores climáticos como a irradiação solar da região, posicionamento, direcionamento e inclinação do telhado e/ou local onde colocaremos as placas, entre outros fatores. 

Ademais, nossa pesquisa inclui a inflação crescente diante das contas de luz (ao menos são realizadas duas vezes ao ano), adicionamos preços de manutenção (por mais que não seja de alto custo), tudo isso para trazer maior conforto e segurança em seu investimento.

Sobretudo, não há dúvidas de que investir em energia solar é um ótimo investimento, quem não quer produzir a própria energia, e ajudar o planeta com isso? O que impede muitas vezes as pessoas de realizar esse tipo de investimento é seu custo, porém, pergunte a si mesmo quanto você gasta com energia por mês e por ano. Você poderia usar melhor esse dinheiro?

Afinal, realizando esse investimento você não apenas recebe seu dinheiro de volta, mas também acumula capital após ter seu PayBack, e dessa forma você pode atingir a tão sonhada liberdade econômica.

 

Painéis solares e liberdade financeira

Mas afinal, o que seria essa liberdade financeira, e por que eu gostaria de atingi-la?

Em síntese, podemos dizer que ela representa a sua liberdade de escolha sobre o que fazer com o dinheiro. Por exemplo, uma família com 4 pessoas implantou este serviço em sua casa com um investimento de x reais, após abater o valor investido, temos uma conta a menos a pagar, economizando o suficiente para conseguir realizar seus sonhos( ir viajar/fazer sua piscina/comprar o carro do ano, entre muitas outras opções). Por outro lado, pensando na parte empresarial, seria possível comprar um aparelho de última geração que otimize sua produção. Dessa forma não só tendo o retorno financeiro linear do investimento, mas também gerando maior lucro através de sua produção. Além disso, outras possibilidades como, a capacidade de ampliar seu negócio até onde sempre quis e ainda mais.

E por que realizar agora? Os preços não vão diminuir? Decerto, devemos considerar a situação vivida atualmente em nosso país. Atualmente, com a alta do dólar, algumas peças (que são importadas) tendem a ficar mais caras. Entretanto, isso ainda não torna o projeto inviável, os preços pretendem estacionar para os próximos anos. Ademais, é importante ressaltar que estamos em época de muitos incentivos fiscais para quem deseja implementar esse tipo de energia, tais como as mais variadas linhas de créditos criadas, trouxemos alguns exemplos:

Incentivos fiscais para quem instala painéis fotovoltaicos:

Linhas de crédito;

 Dentre as principais e mais atrativas linhas de financiamento para energia solar disponíveis no Brasil, podemos destacar as seguintes:

  1. FNE Sol (Banco do Nordeste)
  2. Linha Sustentabilidade (Banco Santander) 
  3. Proger Urbano Empresarial (Banco do Brasil)
  4. Financiamento para Energia Solar (Banco Sicredi)
  5. Financiamento de Energia Solar (Banco da Amazônia)
  6. Agro Pronaf (Banco do Brasil)
  7. FCO (Banco do Brasil)
  8. Finame (BNDES)
  9. Construcard (Caixa Econômica Federal) (https://blog.bluesol.com.br/energia-solar-no-brasil-panorama/)

Casos reais de sucesso:

Após analisar todos esses grandes fatores que envolvem o sistema de painéis fotovoltaicos, separamos alguns casos de consumidores que utilizam esse projeto e deram seu depoimento. 

 

1- Pequeno produtor rural











Outro caso inspirador é do empresário Leonardo Santos, proprietário de um posto de gasolina com loja de conveniência em Batatais-SP.

Contudo, independente das vendas no mês, houve um alto gasto com energia elétrica por conta das geladeiras e freezers. Com isso, ele sempre ficava desanimado pois ele gastava dinheiro que poderia reverter para investimentos em seu negócio.

Finalmente, em parceria com a Blue Sol, ele procurou uma solução que não impactasse tanto nas economias do posto e trouxesse um retorno ao final do mês, e resolveu esse problema de forma magnífica!

Confira no depoimento:

 https://www.youtube.com/watch?v=uQvnaQKtzWY&t=126s
 

Luis Zamboni era um produtor de leite que chegava a tirar cerca de 300 litros por dia. Porém, devido ao alto custo da energia elétrica que essa prática demandava, teve que parar com a atividade. Então resolveu ir para a plantação de pupunha que necessitava de um projeto de irrigação que utilizava uma bomba para retirar a água do poço. O custo da conta de energia ainda ficou muito alto, em torno de 800/1000 reais por mês.

Até que conheceu uma empresa chamada Blue Sol e decidiu apostar no sistema de painel fotovoltaico que resolveu seus problemas com o gasto de energia elétrica!

 

https://www.youtube.com/watch?v=nnvgveV15NE&t=60s

 

2- Posto de gasolina e conveniência

Como funciona a montagem do sistema de painéis fotovoltaicos?

Primeiramente, os painéis devem ser conectados a um inversor, o qual responsabiliza-se por receber a energia provinda dos mesmos e convertê-la para ser utilizada no estabelecimento. E onde ele se localiza? Em residências, o inversor solar instala-se perto do quadro de luz. Contudo, em locais comerciais e/ou industriais pode haver necessidade de mais espaço para eles, pois estes inversores são maiores e ocupam mais espaço físico. Em suma, se um sistema solar fosse um corpo humano, o inversor seria o cérebro. Pois, é nele que ocorre a conversão de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA) sendo essa a utilizada em sua residência/empresa como corrente padrão.

Além disso, os inversores também fornecem proteção contra falhas de aterramento, ou seja, protege seu equipamento de panes e possíveis choques. Ainda assim, permitem monitorar estatísticas importantes do sistema como a produção de energia e rastreamento de ponto de potência máxima. Ademais, os inversores fazem o intermédio entre sua usina fotovoltaica e a rede da concessionária. Dessa maneira, priorizando a utilização da energia provinda dos painéis, porém quando necessário acessando a rede da fornecedora de energia com finalidade de dar a energia excedente à ela ou de resgatar energia para o uso. Atualmente, um recente avanço na tecnologia de inversores aumentou ainda mais a viabilidade dos sistemas solares domésticos. Assim, a energia já chega ao seu painel de luz pronta para o uso!

Instalação

Para estar realizando a instalação de um painel fotovoltaico em sua residência, você deve seguir alguns passos para realizar bem a instalação de um painel fotovoltaico em sua residência.

É necessário prender os ganchos do telhado às vigas, removendo as telhas / ardósias para aparafusar os ganchos da estrutura nas vigas do telhado. Deste modo, as telhas / ardósias serão substituídas assim que terminar, e um revestimento impermeável será aplicado no telhado para evitar qualquer vazamento.

Posteriormente, fixe a estrutura aos ganchos  – os trilhos que compõem a estrutura de montagem são presos aos ganchos do telhado e aparafusados.

Agora é hora de montar os painéis fotovoltaicos na estrutura  – os painéis contendo células fotovoltaicas são montados na estrutura do telhado com o uso de braçadeiras. Em segundo lugar, a  saída CC dos painéis solares é conectada ao inversor, que então converte a eletricidade em CA para uso pelos aparelhos elétricos de sua propriedade ou para exportação para a rede. Da mesma forma, o cabeamento DC é colocado sob as telhas e conectado a um inversor dentro de sua propriedade, ou um pequeno orifício pode ser perfurado nas telhas. Mais uma vez, flashes à prova d’água podem ser usados para evitar danos causados pela água

Similarmente, a saída CC do arranjo do telhado é conectada ao inversor e a saída CA do inversor é conectada ao fornecimento de eletricidade da sua propriedade e à rede elétrica. Finalmente, outros componentes elétricos, como isoladores AC e DC, são instalados para segurança.

Conexão com a rede

Para realizar a conexão do sistema fotovoltaico à rede, o seu instalador trabalhará com a empresa de eletricidade da sua região. Primeiramente, seu instalador deve realizar as verificações finais de segurança elétrica e desempenho antes de comissionar o sistema e fornecer a documentação necessária (manuais, garantias, informações de manutenção).

Pronto, seu sistema está instalado e apto para gerar energia de uma forma sustentável para a sua residência.

Inclinação do painel solar

A produção de energia pode sofrer uma considerável alteração de acordo com as estações do ano e a respectiva posição do sol. Portanto, é importante direcionar os painéis de forma correta para que haja um melhor aproveitamento da luz solar durante o dia. Sendo assim, para nós que residimos no hemisfério sul, a melhor direção dos painéis é apontada para o Norte. Isso se deve ao caminho que o sol percorre de Leste a Oeste durante o dia, sofrendo uma pequena inclinação para o Norte.

Por isso, para sistemas conectados à rede elétrica, aconselha-se que os painéis voltem para a face norte do telhado, caso não haja sombra. Porém, as residências que não possuem telhado na face norte ou estejam cobertas por sombra não devem se preocupar. Os painéis instalados a noroeste ou nordeste perdem entre 3% e 8% de energia. Enquanto isso, os telhados com a face apontada para Leste ou Oeste apresentam uma perda de 12% a 20%. 

Ainda assim, os telhados apontados para o Sul apresentam as maiores perdas de energia. Por isso, só se deve instalar nessa direção se você residir na região Norte do Brasil.

Por que contratar uma empresa especializada em painéis fotovoltaicos?

Um projeto de energia solar é um projeto de engenharia. Portanto, é necessário ter um profissional qualificado para a instalação e manutenção se você quer evitar eventuais problemas, tanto presentes, quanto futuros. Já que, um trabalho de má qualidade pode acarretar gastos desnecessários e fazer você gastar mais do que previa, ou seja, o barato pode sair caro. 

Além disso, a resistência e qualidade dos materiais no projeto podem limitar a vida útil do sistema O melhor custo-benefício pode ser a melhor opção, nem sempre o mais barato. Assim como é necessário o cuidado e conhecimento na hora da instalação, já que o material é caro e não queremos correr riscos não é mesmo? Ocasionalmente, se não instalado da forma correta,  pode gerar uma possível falha com a rede elétrica da sua cidade e o sistema não funcionar. Outro problema possível é o sistema não gerar toda a energia que é capaz de produzir.

Gostou do conteúdo? Não perca novos posts no blog para ficar sabendo de todas as novidades.

Entre em contato conosco:

Contact Us
First
Last