Por que investir em painéis fotovoltaicos
Entenda mais sobre painéis fotovoltaicos e por que esse investimento é vantajoso no Brasil.
As hidrelétricas são as principais fontes de eletricidade brasileira. Segundo o Balanço Energético Nacional de 2022 (BEN), 56,8% da energia produzida no país advém de tal fonte. Todavia, esse sistema apresenta algumas desvantagens.
A primeira diz respeito a depedencia da água dos rios, já que pode haver redução no volume durante a estiagem. Esse ciclo natural reduz a produção de eletricidade nas hidrelétricas, e são cobradas tarifas para controlar a situação.
Além disso, a extenção e o relevo brasileiro impedem a distribuição dos cabos da rede de energia para todas as casas do país. Como essa é a única forma de distribuir a energia produzida nas hidrelétricas, essa matriz não abrange a todos.
Portanto, os painéis fotovoltaicos são uma solução para essas problemáticas. Quer saber como? acompanhe o post!
Como os painéis fotovoltaicos funcionam?
Os painéis fotovoltaicos são compostos por células fotovoltaicas de silício, podendo ter 36, 60 ou até 72 células por módulo. Em cada célula, os átomos de silício são excitados pelos raios solares intensificando a diferença de carga dos semicondutores dopados. Com isso, o contato dessa diferença de carga com uma espécie condutora gera a corrente elétrica.
As células são ligadas em série para atingir a tensão desejada. Finalmente, a corrente contínua gerada passa por conversores, já que as residências utilizam corrente alternada, e abastece o sistema em que está inserido.
Sistema on grid e off grid
Isso posto, o sistema de geração de energia pode ser on grid ou off grid.
No sistema on grid, a concessionária de energia regional recebe o excedente da produção por meio da rede de distribuição e converte essa “sobra” em créditos para momentos de baixa geração, como o período noturno, por exemplo.
Já no sistema off grid, as baterias ligadas a ele armazenam o excedente, destinando-o a momentos de baixa geração. Nesse caso não há ligação alguma com a rede de energia.
Mas como os pinéis fotovoltaicos podem solucionar o problema das hidrelétricas?
Finalmente, depois de entender como os painéis fotovoltaicos funcionam, conclui-se como podem solucionar as desvantagens das hidrelétricas.
Isso pois, em um sistema off grid, rede de distribuição não é necessária. Com isso, em áreas afastadas, de difícil acesso ou que prezam por um visual livre da fiação convencional, a energia solar é ideal. Além disso, é uma alternativa que reduz as preocupações com tarifas em períodos de falta de água.
E então, se interessou? Fale com a gente!