Carregando…

Captação de Água da Chuva – O sistema, como funciona e porque utilizar

Saiba mais sobre como usar corretamente esse recurso, reduzindo desperdícios e ainda economizando na conta no fim do mês.

A água é um recurso indispensável, se preocupar com seu uso correto e consciente é algo a se pensar diariamente. Diante disso, reduzir o consumo é uma alternativa sustentável e que pode ser adotada dentro de casa.

O uso do sistema de captação de água da chuva é uma forma eficiente e econômica para um melhor aproveitamento de água. A água captada da chuva serve muito bem para consumos que não exijam água potável.

A ideia principal desse sistema é captar a água da chuva e direcioná-la para um reservatório, a cisterna. A captação é feita pelas calhas, que levam a água até um filtro, onde os resíduos e impurezas serão eliminados. Depois de filtrada, ela segue para armazenamento, onde há um freio d’água, impedindo que sua entrada na cisterna agite seu conteúdo e suspenda partículas depositadas no fundo.

Para ser utilizada, com o auxílio de uma bomba, a água é levada para um reservatório superior (caixa d’água), onde será destinada aos locais de uso, como descargas, limpeza de pisos ou carros, irrigação, entre outros usos domésticos.

Esquema de captação, onde a parte azul representa o ciclo da água da chuva, desde sua coleta até possíveis usos (Fonte: Flickr)

Assim, o sistema contribui para evitar escassez de recursos hídricos, uma vez que substitui o consumo de água potável em seus usos secundários.

Vantagens do sistema 

  • Atitude sustentável, pois permite o aproveitamento da água da chuva. Economizando o precioso recurso hídrico potável, assim diminuindo sua pegada hídrica
  • Pode ser instalado em qualquer ambiente, sendo ele rural ou urbano
  • Pode representar uma economia de até 50% na conta de água
  • Possui diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades, há modelos de mini cisternas e cisternas em vários tamanhos

Se interessou?

Para mais informações sobre o sistema de captação de água da chuva, entre em contato com a gente.

Entrar em contato via Whatsapp.

 

WhatsApp chat