Captação de água da chuva: como é feito e suas vantagens
Saiba mais sobre como usar corretamente esse recurso, reduzindo desperdícios e ainda economizando na conta no fim do mês.
A água é um recurso indispensável, se preocupar com seu uso correto e consciente deve ser um pensamento diário. Diante disso, reduzir o consumo é uma alternativa sustentável a ser adotada dentro de casa.
Isso pois, o uso do sistema de captação de água da chuva é uma forma de direcionar esse recurso para consumos que não exijam água potável.
Diante disso, esse sistema capta a água da chuva e direcioná-la para um reservatório, a cisterna. Nesse sentido, as calhas direcionam a água captada pelo telhado, e direcionam a mesma ao filtro, onde os resíduos e impurezas serão eliminados. Em seguida, depois de filtrada, ela segue para armazenamento, onde há um freio d’água, impedindo que sua entrada na cisterna agite seu conteúdo e suspenda partículas depositadas no fundo.
Por fim, para ser utilizada, com o auxílio de uma bomba, o ecanamento direciona a água para o reservatório superior (caixa d’água), onde a tubulação destina a mesma aos locais de uso, como descargas, limpeza de pisos ou carros, irrigação, entre outros usos domésticos.
Assim, o sistema contribui para evitar escassez de recursos hídricos, uma vez que substitui o consumo de água potável em seus usos secundários.
Vantagens do sistema
- Essa atitude sustentável, permite o aproveitamento da água da chuva. Economizando o precioso recurso hídrico potável, assim diminuindo sua pegada hídrica.
- Se adapata tanto a ambiente rural quanto urbano
- Representa uma economia de até 50% na conta de água.
- Possui diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades, há modelos de mini cisternas e cisternas em vários tamanhos.
Se interessou?
Para mais informações sobre o sistema de captação de água da chuva, entre em contato com a gente.