Carregando…

Biodigestor Urbano: Uma Solução Sustentável

Devido à crescente preocupação ambiental em residências, surge a busca por formas alternativas de diminuir os impactos da poluição e, assim, dar destinos corretos aos restos alimentares e resíduos orgânicos, que são evidentes contaminadores da água e do solo, além de emitirem grande quantidade de gases poluentes.  O biodigestor urbano dá um destino apropriado a materiais orgânicos que podem ser ofensivos ao meio ambiente, logo pode fazer com que um problema ambiental vire uma solução sustentável convertendo, por exemplo, esses materiais em biofertilizantes potentes.

Mas o que é um biodigestor?

O biodigestor é onde se armazena e digere, por meio de bactérias anaeróbicas sob condições controladas, a biomassa (resíduos orgânicos). Este processo gera um gás (biogás), e faz com que os dejetos liberem um produto líquido, podendo ser utilizado como biofertilizante. Esse recipiente construído para armazenar tais organismos e materiais orgânicos, pode ser constituído tanto de alvenaria, quanto de concreto e outros materiais.

Enfim, é um meio capaz de converter nosso lixo orgânico em gás, utilizado na cozinha, para gerar energia elétrica, e para o aquecimento das casas. E também, tem fins benéficos para a natureza, sendo sustentável e tendo baixo custo de manutenção.

Biodigestor feito pela Biossistec Jr.
Biodigestores feitos pela Biossistec Jr.

Quais são os benefícios de ter um biodigestor urbano?

Os biodigestores contribuem para o meio ambiente, conservando-o. Isso se deve pois os gases prejudiciais à atmosfera liberados com a decomposição da matéria orgânica não ficarão mais expostos e livres pela natureza, sendo armazenado e utilizado como biogás.

Além disso, o biogás formado do biodigestor pode substituir um botijão de gás, e produzir adubo orgânico e biofertilizantes, ajudando nas economias da casa. E, quanto aos tipos de substratos ou matérias-primas para obtenção do biogás, utiliza-se resíduos da agropecuária, resíduos industriais, resíduos sólidos urbanos e efluentes.

Por mais que o biodigestor urbano armazene materiais orgânicos, como restos de comida ou dejetos, não gera odor, nem polui o meio ambiente.

Dessa forma, é um grande aliado para se alcançar uma maior sustentabilidade, economia e facilidade dentro de residências. O biodigestor gera o biogás, o qual é convertido em energia elétrica, ou também para gás de cozinha, logo, tem um bom ponto na economia. E, além de tudo isso, tem um ótimo custo-benefício, porque o investimento não é tão alto e não demanda tanta manutenção. 

 

Ficou interessado? Quer saber mais sobre esse serviço de Biodigestor Urbano que só a Biossistec Jr. oferece? CLICK AQUI!

Eventualmente, para mais informações entre em contato conosco! Ou nos chame via Whatsapp.

WhatsApp chat