Biodigestor Urbano: Uma Solução Sustentável

Devido à crescente preocupação ambiental em residências, surge a busca por formas alternativas de diminuir os impactos da poluição e, assim, dar destinos corretos aos restos alimentares e resíduos orgânicos, que são evidentes contaminadores da água e do solo, além de emitirem grande quantidade de gases poluentes. 

Biodigestor urbano
Biodigestor urbano modelo Biossistec Jr Biodigestor modelo Biossistec Jr. (Foto por: Mirian Watanabe).

O biodigestor urbano dá um destino apropriado a materiais orgânicos que podem ser ofensivos ao meio ambiente, logo pode fazer com que um problema ambiental vire uma solução sustentável convertendo, por exemplo, esses materiais em biofertilizantes potentes.

Mas o que é um biodigestor?

O biodigestor é onde se armazena e digere, por meio de bactérias anaeróbicas sob condições controladas, a biomassa (resíduos orgânicos). Este processo gera um gás (biogás), e faz com que os dejetos liberem um produto líquido, podendo ser utilizado como biofertilizante. Esse recipiente construído para armazenar tais organismos e materiais orgânicos, pode ser constituído tanto de alvenaria, quanto de concreto e outros materiais.

Enfim, é um meio capaz de converter nosso lixo orgânico em gás, utilizado na cozinha, para gerar energia elétrica, e para o aquecimento das casas. E também, tem fins benéficos para a natureza, sendo sustentável e tendo baixo custo de manutenção.

Se interessou?

Para saber mais sobre biodigestores contate-nos!