Carregando…

Principais Benefícios da Captação de Água da Chuva.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 5 bilhões de pessoas ficarão sem abastecimento de água até 2050. A partir dessa informação, torna-se imprescindível a reutilização dessa matéria essencial para a manutenção da vida dos seres e do próprio planeta Terra. Portanto, para suprir essa necessidade futura, a captação da água da chuva apresenta-se como uma das alternativas para amenizar essa problemática, minimizando os desperdícios e garantindo uma maior sustentabilidade. 

Sendo assim, hoje iremos falar sobre 3 dos principais benefícios desse projeto:

 Economia

Com a instalação desse sistema, há uma grande economia em relação ao gasto de água, pois ele tem a capacidade de substituir a água utilizada da rua em atividades do dia a dia, como por exemplo lavar a calçada, o carro, na irrigação e até utilizar na descarga do vaso sanitário. Por conta disso, o uso de captação da água da chuva pode representar uma economia de até 50% na conta ao final do mês.

Com relação à economia nos gastos de água, basta analisar o gráfico de onde foi implantado o projeto de captação de água; em uma residência com uma área de captação de 100m², permite um recolhimento em torno de 132 m³ de água ao longo do ano.

Estoque 

No Brasil algumas regiões tem geograficamente certas dificuldades em administrar seu estoque de água. Pode-se analisar tal fato nos anos de 2014 e 2016, quando o estado de São Paulo passou por uma das maiores crises hídricas já registradas. Com o sistema de captação há a possibilidade de realizar o estoque de água para posteriormente utilizá-la em períodos de seca, pois existem reservatórios com diferentes capacidades de armazenamento. 

Além do fato de poder utilizar tal recurso em diversas outras atividades como lavagem de roupas, áreas de casa, serviços industriais e inúmeras outras utilidades, o estoque de água nesses sistemas pode variar de acordo com a prioridade do seu usuário. Atualmente no mercado existem diversos modelos e tamanhos de cisternas para o armazenamento de água, podendo ser adaptado de acordo com o interesse do cliente.  

Investimento 

Por fim, e não menos importante, outro benefício ao obter esse serviço é em relação ao investimento, uma vez que o valor investido para realizar o projeto é baixo. Além do projeto ser sustentável ele proporciona um bom retorno em relação à economia, e em até 6 anos, com a economia gerada pelo sistema de captação da água, o investimento inicial é suprido.

Sendo assim, com todas as informações citadas acima, podemos observar que a captação de água da chuva se mostra uma boa opção para quem busca economizar e ainda ajudar o meio ambiente, uma alternativa barata que traz grande economia na conta no final do mês.

A Biossistec Jr. possui diversas matérias sobre este sistema além de muitos outros projetos sustentáveis que oferecemos.

Se interessou?

Para mais informações sobre o sistema de captação de água da chuva, entre em contato com a gente através do e-mail: contato@biossistecjr.com.br

Ou pela nossas mídias sociais: Instagram ou Facebook

Benefícios da captação da água da chuva

 

WhatsApp chat