Carregando…

Análise do Solo: Entenda o processo de amostragem

O que é a Análise do Solo?

A Análise do Solo é uma ferramenta indispensável na agricultura, identifica e corrige os principais erros no manejo de nutrientes. Deste modo, previne prejuízos na produção, utilizando de maneira mais eficiente os fertilizantes, conquistando vantagens produtivas, econômicas e sustentáveis.

Uma das etapas desse processo é a amostragem, a qual é feita com o intuito de diagnosticar os parâmetros químicos e físicos do solo, como por exemplo, o potencial de fertilidade, o nível de pH, níveis de macro e micronutrientes e caracterização de sua textura. Com essas informações, evidencia-se a necessidade da cultura por insumos ou tratos culturais. A partir disso, entenda as etapas da amostragem com o texto abaixo.

Procedimentos para a amostragem do solo:

1 – Subdivisão da propriedade em espaços homogêneos: Subdividir o terreno em pequenas áreas, levando em consideração os aspectos gerais.

2 – Coleta das amostras de solo: Coleta-se amostras para serem enviadas à análise.

3 – Profundidade de amostragem: A profundidade da amostra varia de acordo com o tipo de cultura e sistema de cultivo.

4 – Ferramentas para a amostragem: Realiza-se a coleta das amostras a partir de alguns instrumentos, por exemplo: pás, sonda, trado de rosca, trado holandês, além de também utilizar GPS, o qual mapeia o terreno, diagnosticando possíveis problemas.

5 – Época e frequência de amostragem: A melhor época para as culturas anuais é o início do período de seca e logo após a colheita, para as culturas perenes.

6- Análise em Laboratório: Uma análise completa para avaliação da fertilidade do solo inclui, os níveis de macro e micronutrientes e caracterização de sua textura.

7- Interpretação dos Resultados: Os resultados podem variar, dependendo dos critérios de cada estado e de acordo com o método de extração utilizado pelos laboratórios.

 

Analise de solo
Analista segurando uma porção de terra para inspeção

Portanto, utilizando-se da análise de solo em seu cultivo evita-se gastos desnecessários e minimiza impactos ambientais por uso excessivo de fertilizantes. Com isso, as culturas terão fornecimento recomendado é essencial para seu desenvolvimento, proporcionando maior lucratividade e produtividade ao agricultor, sem esquecer da sustentabilidade.

 

Ficou interessado? Quer saber mais sobre análise do solo? CLIQUE AQUI!

Eventualmente, para mais informações entre em contato conosco! Ou nos chame via Whatsapp.

Painéis Fotovoltaicos

WhatsApp chat