Carregando…

Análise Georreferenciada: perspectivas para o futuro

O crescimento populacional vem aumentando exponencialmente, e estima-se que em 2050 haverá 9 bilhões de habitantes na Terra, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Com esse aumento, vem a problemática de como será possível conseguir produzir alimentos para suprir a maior demanda. Dessa forma,
surge a necessidade de mudar o modo de produção e gerenciamento das Empresas Rurais.

Assim como aconteceu no Comércio, Indústria e Serviços, a quarta revolução industrial está acontecendo no campo. A Agricultura 4.0 já é realidade em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Ela traz consigo a informática para o meio rural, possibilitando assim a introdução de tecnologias avançadas cada vez mais eficientes e acessíveis, automação de processos, ganhos no planejamento e gerenciamento da produção.

Ao contrário das técnicas utilizadas na Agricultura Tradicional, com a chamada “agricultura pela média”, que considera grandes dimensões de terra como um sistema homogêneo, surge o novo modelo de Agricultura de Precisão. Este modelo traz a ideia de um sistema heterogêneo, que visa analisar cada talhão (ou subárea de plantio) de maneira específica, para assim saber a quantidade, o local e a hora certa de aplicar os insumos.

Para se obter os dados das particularidades da sua propriedade, é necessário a Análise de Solo Georreferenciada, que consiste em correlacionar a amostra com o local específico de coleta, criando mapas das características do solo em relação às coordenadas geográficas. Após a obtenção e análise desses dados, é possível fazer uma melhor aplicação de fertilizantes e corretivos no solo, reduzindo custo da produção e conseguindo um melhor resultado na colheita.

Os mapas que podem ser gerados são:

●  Mapa de Condição: Indica a distribuição espacial da característica analisada antes de qualquer intervenção.
●  Mapa de Recomendação: Possui recomendações sobre manejo e quantidade de insumo necessário de acordo com a variabilidade observada.
●  Mapa de Variabilidade: As propriedades físico-químicas do terreno geram mapas de variabilidade, como de fertilidade, textura, acidez, etc.

Nos dias atuais é necessário que as Empresas Rurais se atualizem com as técnicas de Agricultura de Precisão para acompanharem a demanda do mercado. A adoção das novas técnicas possibilita que a empresa seja mais competitiva, organizada e transparente, além de tornar as tomadas de decisão mais rápidas e assertivas.

Vantagens da aquisição do nosso serviço:

● Conhecer as características específicas sobre área analisada;
● Elaborar estratégias únicas para cada sub-região;
● Maior produtividade da lavoura;
● Tomada de decisão rápida e certa;
● Aplicação correta de insumos e corretivos, reduzindo o custo de produção.

Ficou interessado? Quer saber como uma Análise de Solo é feita? CLICK AQUI!

Eventualmente, para mais informações entre em contato conosco! Ou nos chame via Whatsapp.

Analise de solo

 

 

WhatsApp chat