Carregando…

Análise de Solo

A busca pelo aumento da produtividade e a maior intensidade de cultivo ganham espaço no cenário agrícola. Porém, há a necessidade de saber o que o solo pode oferecer e quais são suas principais deficiências. Para isso, é imprescindível conhecer a fertilidade e o estado nutricional do mesmo.

 

A principal ferramenta utilizada para avaliar essas características com maior exatidão é a análise do solo. Quando bem realizada, possibilita tomadas de decisão mais assertivas quanto às técnicas de manejo.

Por que fazer a análise do solo?

A análise do solo é uma técnica de suma importância na agricultura, sendo a mais importante e confiável para o conhecimento do estado nutricional e o grau de fertilidade em que se encontra determinada área. Dessa forma, a análise de solos é destinada para contribuir com:

– Indicação dos níveis de nutrientes presentes no solo, portanto, proporcionando o desenvolvimento de programas de calagem e adubação mais eficientes;

– Proporcionar de forma regular o monitoramento e a avaliação de mudanças dos nutrientes no solo, assim, possibilitando aumentar a intensidade de cultivo de forma

Além disso, uma boa análise do solo tem relação direta com a economia, pois evita gastos exorbitantes, muitas vezes desnecessários, ajudando a manter a boa produtividade do solo ao longo dos anos.

+Leia também sobre Mapeamento de Área

Como é feita a análise de solo?

As amostras devem ser coletadas corretamente, ou seja, considerando a profundidade, quantidade de amostras, locais de coleta e equipamentos adequados.

As análises realizadas pela Biossistec Jr. são feitas nos laboratórios da USP FZEA, dessa forma, prometendo confiança nos resultados.

Se interessou?

Para mais informações sobre o sistema de captação de água da chuva, entre em contato com a gente.

Entrar em contato via Whatsapp.

WhatsApp chat