Carregando…

Análise de Solo: Como é feita?

A agricultura de precisão (AP), diferentemente da convencional, não trabalha com médias. Ela analisa a variabilidade espacial do solo e sua composição química, física e biológica, para determinar sua condição ideal de fertilidade. Com as informações obtidas nessa análise é possível realizar um tratamento mais especifico para cada tipo de solo, deixando-o assim, mais nutritivo e a plantação mais produtiva.

Sendo assim, a Análise de Solo é feita em:

Divisão da área em glebas
Nesta etapa, a área total da propriedade é avaliada e as áreas próprias para cultivo são divididas e condições como vegetação natural, topografia e cor do solo são analisadas.

Amostragem do solo
Dentro dessa área própria para cultivo, deve-se coletar amostras aleatórias, porém, sempre evitando áreas próximas a matas, estradas, sulcos de erosões e linhas de plantio, evitando assim alterações nos resultados encontrados.

Profundidade de amostragem
O solo deve ser retirado em uma camada de 0 a 10 cm e outra de 10 a 20 cm possibilitando a análise de nutrientes ao longo do tempo.
Entretanto, fatores como adubação, calagem e tipo de cultura utilizada no plantio devem ser levadas em consideração para obter uma amostra mais precisa.

Tipos de Amostra
Amostra simples: é uma pequena quantidade de terra tirada ao acaso, não é utilizada para a avaliação da fertilidade do solo, porém pode ser utilizada para sua classificação.

Amostra composta: é a mistura de várias amostras simples de uma gleba uniforme. Geralmente são coletados no mínimo 15 amostras simples para gerar uma amostra composta. Esta é a forma mais adequada para avaliação da fertilidade do solo.

Interpretação de dados
Assim, após a coleta da amostragem, é feita uma análise laboratorial observando pontos como: tamanho das partículas (areia, argila), pH do solo, saturação por alumínio e teores nutricionais (cálcio, magnésio, potássio, fosforo, alumínio e matéria orgânica).

Além disso, uma boa análise do solo tem relação direta com a economia, pois evita gastos exorbitantes, muitas vezes desnecessários, ajudando a manter a boa produtividade do solo ao longo dos anos.

Eventualmente, para mais informações entre em contato conosco! Ou nos chame via Whatsapp.

análise de solo

WhatsApp chat