Captação de água da chuva: Economizando água doce
Ainda que o Brasil possua uma das maiores reservas de água doce do mundo, a falta desse recurso prejudica diversas regiões.
Por exemplo, a Agência Nacional das Águas (ANA) afirma que aproximadamente 60,9 milhões de brasileiros vivem onde há risco de escassez de água.
Isso posto, o termo “crise hídrica” é uma expressão que veio à tona em 2014, com a maior escassez de água do Sudeste, episódio em que recorreu-se ao racionamento de água nessa região.
Além disso, segundo estudo realizado pela Trata Brasil, a demanda por água potável no país pode aumentar em 80% até 2040. Sendo resultante de mudanças demográficas, econômicas e sociais.
Diante desse cenário, o preço em que a água doce pode chegar é algo preocupante. Isso pois, está sujeita às leis da oferta e demanda, além, é claro, da dificuldade de tratamento.
Isso posto, destinar a água potável para fins que não encolvem o consumo se torna algo caro.
Com isso, utilizar a água da chuva é uma solução válida em termos econômicos, ambientais e sociais. Sendo,a solução ução para reduzir os gastos na conta.
Além disso, atender áreas rurais atingidas pela estiagem garante usos, tanto residenciais, quanto agrícola. Promovendo, assim a economia sustentável.
Se interessou?
Entre em contato conosco!